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AJURI ACADÊMICO

  • Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 14h12
  • Última atualização em Sexta, 04 de Maio de 2018, 14h12

AJURI ACADÊMICO

Apresentação

A Agroecologia, enquanto percebida dentro de uma perspectiva de mudança epistemológica, ainda está carregada de muitas controvérsias no ambiente acadêmico, especialmente nas Universidades Brasileiras. Se no Sul e Sudeste do país um conjunto de instituições governamentais e da sociedade civil vem discutindo o tema há mais de 20 anos, na região Norte esse menor debate ainda está no princípio. No entanto, muitas ações (de pesquisa e extensão) recentes têm sido implementadas por grupos no interior das Universidades e dos Institutos Federais. Nesse contexto, o NEA AJURI vem se somar a essas iniciativas no âmbito regional. Especificamente na Universidade Federal do Pará, dentro do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/FACDES) por meio de ações junto com a Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES) e seu Bacharelado em desenvolvimento Rural, como também junto aos cursos de Especializações (Curso de Especialização em Gestão em Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum da Amazônia - GESAM e o Curso de Especialização em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia - DAZ); além do Mestrado (Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Rural – MAFDS) e a outros projetos de pesquisa que tem como escopo os princípios agroecológicos, como: Equidade social; sustentabilidade ecológica e econômica; valorização da sociobiodiversidade; fortalecimento da autonomia das lógicas familiares e os contextos locais etc.

Por se tratar de um núcleo interdisciplinar, o Ajuri desenvolve ações integradas de Pesquisa, Extensão e Educação/Formação em torno de experiências sócio-produtivas junto à agricultura familiar na região amazônica, tomando como áreas de referência as porções nordeste e sudeste do estado do Pará. O mesmo mantém como público-alvo famílias de agricultores familiares que desenvolvem práticas agroecológicas e de produção orgânica nas mesorregiões nordeste e sudeste do estado do Pará. Soma-se aos envolvidos com o NEA, estudantes (ensino médio, graduação e pós-graduação); técnicos de ATER; professores e pesquisadores, dentro da rede de parcerias aqui proposta. Através de metodologias participativas e caráter sistêmico, propõem-se ações diretamente relacionadas com a busca de qualidade de vida e sustentabilidade do público-alvo, como: capacitações técnicas e metodológicas; valorização de experiências exitosas de agroecossistemas sustentáveis, através de processos contínuos de diagnósticos, levantamento, intercâmbios e sistematização; produção acadêmica sobre conhecimentos locais; apoio técnico na implantação de SAFs; animação de espaços de reflexão e valorização de conhecimentos locais; entre outros. O desafio é de aproximar as ações de pesquisa, formação e ATER numa perspectiva agroecológica, por meio de uma dinâmica coletiva e interdisciplinar.

Dentre as diversas ações do NEA Ajuri, destacamos os AJURIs ACADÊMICOS como debates temáticos de aproximação da comunidade acadêmica; técnicos e agricultores, no debate e nivelamento de princípios agroecológicos. Estes eventos também são realizados como modalidades pedagógicas previstas em cursos de ensino médio, graduação e Pós-graduação, em conjunto com parceiros que se dedicam a formação (formal e informal)

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