Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Docente da UFPA é novo membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docente da UFPA é novo membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA)

  • Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 15h12
  • Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 15h19

No dia 22 de junho de 2021, O professor Luis Mauro Santos Silva , tomou posse, em solenidade virtual, como membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA).

A ABCA tem por missão promover o uso e desenvolvimento da memória da ciência agronômica, com valorização dos profissionais da área, objetivando decisões técnicas para essa promoção, de forma transparente, participativa, efetiva, eficiente e eficaz. Atualmente é presidida pelo ex-ministro Alysson Paolinelli.

Cadeira 59 da ABCA

Na ABCA, o professor Luis Mauro S. Silva passa a ocupar a cadeira de número 59, que tem como patrono José Antonio Lutzemberger.

Para o  professor Luis Mauro Silva, a indicação e o aceite em fazer parte desta cátedra confere muita alegria e responsabilidade. “ Foi com muita honra que acolhi o convite para compor a Academia Brasileira de Ciência Agronômica. Ao mesmo tempo, aflora ainda mais a nossa responsabilidade em bem representar os colegas amazônidas e garantir que a nossa missão de dar voz e luz as peculiaridades amazônicas, especialmente a agricultura familiar, com seus saberes e suas demandas. Também é papel da ABCA atentar pela responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, em todo o território brasileiro – A formação técnica e científica ganham forte destaque nas preocupações da ABCA . E para tanto, será fundamental a sinergia com os membros da ABCA da região Norte e todo o território nacional”. Fico muito grato pela UFPA; pelo INEAF e pela vivência com as inúmeras realidades da agricultura familiar amazônica, que me permitiram construir uma trajetória acadêmica e pessoal que me credenciaram para este novo desafio.”

Agora com representações de todas as regiões, a ABCA entra em uma fase mais propositiva em termos de sínteses sobre as políticas públicas necessárias para se conceber ideias de desenvolvimento rural sustentável.

Na oportunidade, também tomou posse na ABCA, como representante do estado do Pará, o pesquisador Dr. Alfredo Kingo Oyama Homma, da Embrapa Amazônia Oriental.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página