Página inicial > Últimas Notícias > Vivência na Ilha do Capim, Abaetetuba-PA

Vivência na Ilha do Capim, Abaetetuba-PA

• Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 17h05
  • Última atualização em Quinta, 19 de Maio de 2022, 21h40

Durante a semana 13 a 20 de maio, a turma 2020 do curso Bacharelado em Desenvolvimento Rural (BDR) do INEAF está realizando o Estágio Vivência 1, na Ilha do Capim, município de Abaetetuba. Trata-se de atividade curricular com o objetivo de aprender e de interagir com a comunidade agroextrativista local, proporcionando valiosa experiência de formação aos futuros agentes de desenvolvimento rural, viabilizada a partir da parceria entre a Associação PAE Santo Antônio II e o INEAF. Participam 11 pessoas, 9 discentes e 02 docentes, sendo o responsável pela disciplina, Thomas Ludewigs.

Dia 1 (13/5): chegada à comunidade e ambientação junto às famílias.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Dia 2 (14/5): Conhecendo a comunidade - as duplas de alunos aproveitaram o sábado para conhecer a vizinhança nos respectivos setores da Ilha onde estão hospedados, enquanto o presidente da associação Hueliton Pereira Azevedo, o Prof. Thomas Ludewigs e diversas lideranças participaram de reunião do Conselho das Associações Agroextrativistas e quilombolas das Ilhas e Várzeas de Abaetetuba (CAGROQUIVAIA), realizada na Ilha Xingú (vizinha da Ilha do Capim) com o objetivo de discutir a proposta de criação do Centro Tecnológico de Valorização dos Bens Comunais da Sociobiodiversidade das Ilhas de Abaetetuba, um projeto de futuro elaborado e orientado para as comunidades agroextrativistas das ilhas, em contraposição ao projeto de criação de um terminal portuário de grãos, pela empresa CARGILL e parceiros, na face nordeste da Ilha do Xingu (contígua ao Furo do Capim e à Ilha de mesmo nome), que caso implementado poderá vir a causar irreversíveis impactos à sociobiodiversidade local.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Dia 3 (15/5, domingo): Participação no culto da comunidade católica Santo Antônio, onde todos tivemos a oportunidade de nos apresentar à comunidade local, seguido de reunião de compartilhamento das primeiras impressões, e de atividades de confraternização

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

4º dia (16/5/22): A equipe envolvida na atividade realizou atividade de mapeamento via coleta de pontos GPS das principais benfeitorias presentes na comunidade Caiana (Porto, Igreja de Santo Antônio, Escola, UBS). Conhecimento de alguns caminhos da Ilha, e do comércio local. Moradores da ilha apresentaram alguns artefatos utilizados na pesca tal qual  o espinhel. Também foram feitos registros das histórias das famílias, e a equipe foi convidada a conhecer o local onde uma das famílias da Vila busca água potável. Foram registrados também informações sobre os sistemas de manejo de açaí e de pesca, incluindo espécies mais pescadas, e o período de defeso.

Detalhe do porto local, Caiana, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA. Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Unidade Básica de Saúde, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA. Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Detalhe da paisagem amazônica, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA. Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

5º dia (17/5/22): Registros sobre a criação de abelhas e o processamento do mel.  Prática de escavação de perfis de solo, com o objetivo de se descrever os diferentes tipos de solos de terra firme da Ilha do Capim, sob a ótica de residentes (Seu Jailson e Dona Ana Maria). Registros sobre uma experiência familiar de cultivo de açaí em terra firme, assim como da malsucedida criação de búfalos e de gado pela mesma família. O manejo de bacabeiras e seu potencial econômico. Aula prática sobre espécies florestais e seus usos (Seu Jailson).

Visitação de benfeitoria de mel, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Observação do solo, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Observação da microfauna do solo, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Cultivo de açaí, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Manejo local de palheira, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Aula sobre espécies florestais e seus usos ministradas pelos moradores da Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

6º dia (18/5/22): Trilha na mata de terra firme com Seu Armínio, um exímio conhecedor da biodiversidade da Ilha, assim como da potencialidade econômica de grande parte das espécies, com vistas a subsidiar o projeto de beneficiamento de sementes. A trilha partiu de Marintuba com destino ao Rio Caratateua, passando pela Reserva Ecológica da Ilha, com destaque para momentos de instrução coletiva sobre a ecologia e as riquezas da floresta, como as árvores de lei: acapus, quarubas, breus, ipês, visgueiros, angelins, entre outras árvores.

Trilhas e caminhos internos da Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Aprendizagem e observação da cobertura vegetal, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Registro da beleza da paisagem ribeirinha, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Registro da riqueza fauna amazônica, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Equipe de estudantes do BDR com moradores durante atividade, Ilha do Capim, Abaetetuba/PA.

Foto: Equipe de campo, FACDES/INEAF, 2022.

Texto: Professor Thomas Ludewigs e Moacir J M Pereira.