Página inicial > Últimas Notícias > Território Quilombola Santa Quitéria mobilizado para receber estudantes da FACDES

• Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 16h46
  • Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 18h23

No dia 05/10, a Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES/INEAF/UFPA), representada pelos Professores Paulo Martins e Daniel Braga, esteve no Quilômbo Santa Quitéria, beirando o rio "Furo do Maracujá", em Acará-PA, por intermédio da Associação dos Moradores e Agricultores Remanescentes de Quilombo das Comunidades Itacoãzinho e Santa Quitéria (AMARQUISI), representada na ocasião pelo vice-presidente Ailton da Conceição Silva.

O objetivo foi ampliar o reconhecimento do território a partir das condições biofísicas e dialogar com parte das famílias a fim de organizar as atividades da Disciplina Viagem de Campo: Vivência I, pela turma de Bacharelado em Desenvolvimento Rural BDR 2023.

Figura 1. Vista do acesso à comunidade via "Furo do Benedito", povoado da região de várzea do território quilombola Santa Quitéria, Acará-PA

Mais uma vez, os resultados foram positivos, garantindo o recebimento dos estudantes dentro da proposta pedagógica da FACDES. As famílias demonstram-se animadas e com bastante disposição para colaborar com esse processo participativo de ensino-aprendizagem.

Adicionalmente, agregamos conhecimento sobre os principais tipos de solo no local (Gleissolos e Latossolos amarelos), o relevo relativamente plano (com vertentes em direção aos rios) e os ecossistemas de várzea, igapó e terra-firme.

Figura 2. Reconhecimento das características do solo no povoado de Santa Quitéria, Acará-PA.

Figura 3. Reconhecimento dos ecossistemas de várzea e igapó no povoado de Santa Quitéria, Acará-PA

Fotos: Profº Daniel Braga