Página inicial > Últimas Notícias > A Turma 2019, do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, realiza seminário de restituição final em Assentamento no Nordeste paraense

• Publicado: Terça, 02 de Janeiro de 2024, 12h56
  • Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2024, 13h38

Figura 1. Turma 2019 de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, no PA Luiz Lopes Sobrinho (FOTO: Luiz Carlos Neves da Fonseca)

No dia 14/12/23, a Turma 2019, do curso Bacharelado em Desenvolvimento Rural (BDR 2019), realizou um seminário na escola E.M.E.F. Walter Bragham, Vila Marathon, do Projeto de Assentamento (PA) Luiz Lopes Sobrinho, localizado no município de São Francisco do Pará, no Nordeste Paraense. Além dos discentes, a atividade contou com a presença dos agricultores familiares, da presidente (Valneide Ventura da Silva) da Cooperativa Livre União de São Francisco do Pará (COOLIVRE) e, também, dos Professores Luiz Carlos Neves da Fonseca, Luis Mauro Santos Silva, Philippe Sablayrolles e Daniel Braga. Os estudantes conduziram o diálogo, de forma horizontal, com os representantes locais e agruparam suas apresentações a partir das temáticas seguintes: fertilidade do solo, água, pragas e doenças, consumo e comercialização de produtos, reserva florestal coletiva e organização social. O momento marcou o encerramento do processo de formação a partir das vivências (I, II e III) em campo naquele território tornando-se uma oportunidade de restituição à comunidade a partir dos aprendizados dos estudantes, em final de curso.

Figura 2. Apresentação do Seminário de Restituição para comunidade do PA Luiz Lopes Sobrinho (FOTO: Philippe Jean Sablayrolles)