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Profor-EXT UFPA define territórios de atuação e Curso de formação em ATER é bem avaliado

  • Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2024, 18h14
  • Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2024, 16h46

O Programa de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural para Assentamentos de Reforma Agrária e contribuições para Agenda 2030 (Profor-EXT), com um dos projetos liderado regionalmente pelo Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf/UFPA) no Pará, está ganhando forças em suas atividades iniciais. Como estratégia de preparação, foi criado o Curso Básico de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com mais de 20 ministrantes, dentre docentes e profissionais da área, endereçado a uma turma de 18 discentes e recém-egressos do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, da Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES/Ineaf), em que já foram ofertadas mais de 70 horas de formações (>60% do curso) em diversos temas relacionados à ATER, por exemplo: agroecologia, metodologias participativas, sistemas de criação, sistemas agroflorestais, legislação ambiental, solos, comercialização, mercados, dentre outros. O curso tem sido avaliado com excelência pelos participantes, correspondendo satisfatoriamente às expectativas de formação.

 

Outro avanço a destacar foi a recente definição de atuação territorial. Após indicações de possíveis assentamentos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em âmbito nacional e regional, o Projeto Profor-EXT UFPA, coordenado pelos Professores Daniel Braga, Soraya Carvalho e Thomas Ludewigs, analisou as possibilidades operacionais e de logística, chegando ao consenso de implementação no PA Olho D’Água II e PAE Caripetuba, respectivamente nos municípios de Moju e Abaetetuba. Os territórios diferem-se em contexto e expressam grande diversidade de agriculturas familiares, dentre camponeses, agroextrativistas e ribeirinhos. Ambos os assentamentos foram criados após anos 2000, possuem mais de 200 famílias, sendo mais de 70 delas homologadas em 2023, com extensão territorial maior de 8.000 hectares cada assentamento. Também foi identificada grande necessidade de projetos de ATER e que apoiem as múltiplas demandas locais.

 

Próximas etapas previstas são:

(1) Mobilização da comunidade e apresentação do projeto, com integração dos agentes locais de formação;

(2) Diagnóstico;

(3) Oficinas de formação em ATER;

(4) Oficinas de capacitação sob demandas específicas do território, de acordo com escopo do Projeto;

 

Equipe Profor-EXT UFPA:

  • COORDENADOR REGIONAL: Daniel Palma Perez Braga
  • SUPERVISOR 1: Soraya Abreu de Carvalho
  • SUPERVISOR 2: Thomas Ludewigs
  • RESIDENTE: Ruan Rodrigo de Oliveira Pinheiro
  • ESTAGIÁRIO: Gabriel de Oliveira Silva
  • ESTAGIÁRIA: Sara da Conceição Pinto
  • ESTAGIÁRIA: Taíris Dias Costa
  • ESTAGIÁRIO: Wagner dos Santos Ramos


Folders da Programação do Módulo II

Reunião em comunidade do PAE Caripetuba, em Abaetetuba-PA, para reconhecimento territorial de ações Profor-EXT (FACDES/Ineaf/UFPA).

Reunião em comunidade do PA Olho d’Água II, em Moju-PA, para reconhecimento territorial de ações Profor-EXT (FACDES/Ineaf/UFPA).

Sessão sobre Sistemas Agroflorestais - Profa. Dra. Lívia Navegantes e Me. Ricardo Nascimento

Sessão sobre Sistemas de Criação - Profa. Dra. Soraya Carvalho e Me. Vanessa Rocha

Sessão sobre Gestão de conflitos do campo - Prof. Dr. Maurício Torres

Sessão sobre Gestão de Recursos de Uso Comum - Profs. Dr. Thomas Ludewigs e Dr. Heribert Schmitz

 

Sessão sobre Povos e Comunidades Tradicionais - Profa. Dra. Raquel Santos

Sessão sobre Ferramentas de Comunicação - Profa. Dra. Monique Medeiros e Me. Vanessa Eyng (GIZ)

 

Sessão sobre Organizações Sociais - Prof. Me. André Rocha

 

Sessão sobre Políticas Públicas e Agriculturas Familiares- Prof. Dr. Luiz Neves

Sessão sobre Políticas de Regularização Ambiental- Me. Carlos Toniazzo (GIZ)

Sessão sobre Economia e Comercialização – Prof. Dr. Philippe Sablayrolles

Sessão sobre Crédito Rural para Agriculturas Familiares – Prof. Dr. Silvio Kanner

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