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Perguntas frequentes

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2024, 11h18 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2024, 11h28 | Acessos: 4357

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO
Coordenador de Estágios Supervisionados: Prof. Philippe Jean Louis Sablayrolles - philippejean@ufpa.br

COMO REALIZAR MATRÍCULA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO? 

Caso o(a) discente já tenha um(a) professor(a) orientador(a) de estágio supervisionado e já tenha realizado uma consulta prévia de vaga de estágio em alguma instituição/empresa, pode dar entrada na solicitação de matrícula em estágio supervisionado. O(A) discente deve preencher o Formulário de Matrícula no Estágio Supervisionado Obrigatório e marcar com um "x" no documento para qual(is) Estágio(s) Supervisionado(s) está solicitando matrícula(s) e informar em qual período letivo será realizado o estágio. Em relação ao período letivo, consulte o calendário acadêmico disponível no site da faculdade para saber se o período desejado para estágio (ou seja, data de início e fim do estágio) corresponde com o período letivo escolhido para matrícula (https://facdes.ufpa.br/index.php/calendarios). O formulário deve ser assinado pelo(a) discente e pelo(a) professor(a) orientador(a) de forma eletrônica (https://www.gov.br/pt-br). De forma alternativa, o(a) discente pode solicitar a impressão do Formulário de Matrícula no Estágio Supervisionado. Neste caso, as assinaturas terão que ser manuscritas (à mão).

O discente deverá solicitar sua matrícula, preferencialmente, via SAGITTA > INEAF > Estágio Supervisionado > Matrícula em Estágio Supervisionado ou entregar o documento impresso com as assinaturas na secretaria da faculdade. 

O formulário de matrícula em estágio supervisionado está disponível no site da faculdade: https://facdes.ufpa.br/index.php/estagio-supervisionado

Obs.: Antes de iniciar o estágio, obrigatoriamente deve solicitar a matrícula no estágio.

COMO CONSOLIDAR O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO? 

Ao final de cada estágio supervisionado, o(a) estagiário(a) deve abrir uma chamada no SAGITTA > INEAF > Estágio Supervisionado > Autorização para Consolidação do Estágio Supervisionado para solicitar a consolidação do estágio supervisionado. Deverá anexar o PLANO DE ESTÁGIO e o RELATÓRIO DE ESTÁGIO com todas as assinaturas pertinentes. As assinaturas deverão ser preferencialmente via gov.br ou, de forma alternativa, poderá ser manuscrita (à mão). Após a confirmação de recebimento da documentação, a secretaria da faculdade comunica ao(a) docente que a documentação já foi recebida e que deve lançar o conceito do(a) discente no SIGAA.

O modelo de PLANO DE ESTÁGIO e de RELATÓRIO DE ESTÁGIO estão disponíveis no site da faculdade: https://facdes.ufpa.br/index.php/estagio-supervisionado

EM QUAIS ORGANIZAÇÕES POSSO REALIZAR ESTÁGIO? 

O estágio pode ser realizado somente em organizações que concedem estágios supervisionados à UFPA, ou seja, que realizaram convênio com a UFPA. Para ter acesso à lista de concedentes de estágios supervisionados para o curso de Desenvolvimento Rural, siga as instruções abaixo.

Acesse o link http://centraldeestagios.ufpa.br/view/inicio/?action=buscarCursosRelacionadosConcedente. Em seguida, selecione o curso "Desenvolvimento Rural" e aperte em "Buscar". Pronto. O site também dá a opção de baixá-la em formato PDF. 

COMO PROCEDER CASO A ORGANIZAÇÃO ONDE PRETENDO REALIZAR ESTÁGIO NÃO ESTIVER NA LISTA? 

No link abaixo do site da Central de Estágios da UFPA, há todas as informações para o CADASTRO DA CONCEDENTE para formalização do convênio desta instituição com a UFPA para concessão de estágios supervisionados. 
http://www.centraldeestagios.ufpa.br/view/inicio/?action=cadastroConcedente

COMO REALIZAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO?

Estágios não obrigatórios são de responsabilidade da Coordenadoria de Mobilidade, Estágios e Bolsas (COMEB). Ela é a Central de Estágios da UFPA. 
Primeira etapa: Consultar os(as) docentes da faculdade para saber sobre a disponibilidade de assumir como professor(a) orientador(a) de estágio supervisionado.
Segunda etapa: Verificar se a organização está na lista de concedentes de estágios supervisionados.  
Terceira etapa: realizar CADASTRO DO ALUNO no site da Central de Estágios da UFPA no link: http://www.centraldeestagios.ufpa.br/view/inicio/index.php?action=cadastroAluno
Quarta: Consultar a organização se há vagas de estágio. Neste caso, o discente pode solicitar uma carta de consulta de vaga em estágio supervisionado via SAGITTA > INEAF > Estágio Supervisionado > Carta de consulta de vaga p/ estágio supervisionado. 
Quinta: Solicitar à Central de Estágios a formalização para início do estágio na organização pretendida. Seguem abaixo os contatos e o endereço. 
Sexta: Após entrega da documentação fornecida pela Central de Estágios na Você deve enviar um e-mail para a Central de Estágios da UFPA (estagios@ufpa.br) e anexar o Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório (fornecido pela instituição concedente de estágio) e o Atestado de Matrícula (emitido pelo SIGAA).

Obs.: Nesta modalidade de estágio, não é necessário solicitar matrícula. O estágio não obrigatório pode ser utilizado como Crédito em Atividades Complementares. 

Telefone: (91) 3201-7265

Contatos:

COMEB EMAIL
Coordenadoria de Mobilidade, Estágios e Bolsas (COMEB) estagios@ufpa.br

 

Endereço: Rua Augusto Corrêa, 01 - Prédio da Reitoria 2º Andar - PROEG/CADIS
Bairro: Guamá
CEP: 66075-110


DÚVIDAS SOBRE O SISTEMA SAGITTA 

COMO UTILIZAR O SISTEMA SAGITTA? 

Há dois documentos disponíveis no link https://facdes.ufpa.br/index.php/sagitta para orientar o uso do sistema. Caso permaneçam com dúvidas, entre em contato com a secretaria da faculdade via e-mail (facdesrural@ufpa.br) ou WhatsApp. 

COMO ACOMPANHAR SUA CHAMADA NO SAGITTA? 

Abra sua chamada em SAGITTA > Minhas chamadas > (Selecione a chamada criada). 

A cada novo comentário inserido na chamada, uma notificação chega ao seu e-mail. Da mesma forma acontecerá quando a chamada for atendida/finalizada. 

COMO BAIXAR DOCUMENTO NO SAGITTA? 

Você deve entrar em SAGITTA > Minhas chamadas > (Selecionar a chamada que abriu).

Em seguida, clique no botão azul com o desenho de um clipe 📎 que está no comentário enviado pela faculdade.

COMO ANEXAR UM DOCUMENTO NA CHAMADA DO SAGITTA? 

A) Na hipótese de que você ainda não criou a chamada: 

Verifique que abaixo do campo "Solicitação" há o campo "Anexos". Para anexar o documento na chamada, clique na opção "Procurar". 

Em seguida, será direcionado(a) aos documentos do seu computador/celular. Selecione o documento desejado e aperte no botão "Abrir".

Na sequência, aperte no botão "Enviar". Caso tenha selecionado o arquivo incorreto, aperte na opção "Cancelar" e selecione o documento correto.  

Após enviado, o arquivo aparece na "Listagem de anexos". Para anexar outros arquivos, faça o mesmo procedimento até incluir todos os arquivos desejados. Eles devem constar na "Listagem de anexos". Após preenchidas todas as informações da solicitação e anexado os documentos obrigatórios, aperte em "Criar chamada". Pronto! Agora basta acompanhar sua chamada em SAGITTA > Minhas chamadas > (Selecionar a chamada criada). 

B) Na hipótese de que você já criou a chamada: 

Abra sua chamada em SAGITTA > Minhas chamadas > (Selecione a chamada criada).

Verifique que, abaixo do campo "Comentários", há o botão "Anexar arquivo". Clique nele e uma janela será aberta. Nela você deve apertar no botão "Procurar" e será direcionado(a) aos documentos do seu computador/celular. Selecione o documento desejado e aperte no botão "Abrir".  

Na sequência, aperte no botão "Enviar". Caso tenha selecionado o arquivo incorreto, aperte na opção "Cancelar" e selecione o documento correto.  

Após enviado, o arquivo aparece listado abaixo do campo "Comentários". Escreva algum comentário e aperte em "Comentar". Pronto! O documento foi inserido junto ao comentário. Ele está disponível para baixar no botão azul com o desenho de um clipe 📎 que está junto ao comentário. Para adicionar outros documentos, deve ser inserido um comentário para cada novo documento. 
Obs.: Para adicionar mais de 1 documento pode dar erro no sistema. Para solucionar, adicione 1 documento e saia do sistema e retorne novamente para adicionar um novo documento. 

  

DÚVIDAS SOBRE O TCC

COMO HOMOLOGAR ORIENTADOR(A) e COORIENTADOR(A) DE TCC?

O(A) discente deve consultar os(as) docentes da faculdade para saber quem tem disponibilidade de orientar o seu TCC. Em seguida, deve abrir uma chamada no SAGITTA > INEAF > TCC - Discentes > Homologar orientador(a) de TCC. Na chamada, deverá anexar o Formulário de Solicitação de Homologação de Orientador(a) e Coorientador(a) de TCC devidamente assinado via gov.br ou manualmente. Será colocada para apreciação do Conselho da FACDES. Sendo aprovada a solicitação, a chamada será colocada como atendida. 

Formulário de Homologação de Orientador(a) e Coorientador(a) de TCC - Baixar

 
COMO HOMOLOGAR BANCA DE TCC? 

Conforme a resolução de TCC da FACDES, o(a) docente orientador(a) do TCC deve solicitar a homologação de banca para apreciação do Conselho da FACDES. Ela é feita no SAGITTA > INEAF > TCC - Docentes > Homologar Banca de Defesa de TCC.

COMO CONSOLIDAR O TCC? 

O(A) docente orientador(a) pode entregar a documentação informada abaixo de duas formas: Na secretaria da faculdade ou via SAGITTA.

O(a) docente orientador(a) pode entregar na secretaria da faculdade a

1) Ata de Defesa de TCC; e os

2) Formulários de avaliação de TCC (de cada membro da Banca).

A Versão Final do TCC deve ser entregue pelo(a) discente, após efetuar os ajustes recomendados pela banca de defesa, com anuência do(a) docente orientador(a), via SAGITTA > INEAF > TCC - Discentes > Versão Final do TCC.

Por fim, o(a) docente orientador(a) deve lançar o conceito no SIGAA.

De forma alternativa, o(a) docente orientador(a) pode enviar a Ata de Defesa de TCC e os Formulários de avaliação de TCC (de cada membro da banca) via SAGITTA > INEAF > TCC - Docentes > Consolidação de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

OUTRAS PERGUNTAS FREQUENTES 

CADASTRO/ALTERAÇÃO DE DOMICÍLIO BANCÁRIO

O(A) discente deve sempre abrir uma chamada no SAGITTA > INEAF > Alteração de domicílio bancário > Alteração de domicílio bancário para solicitar a alteração de domicílio bancário para recebimento de auxílios financeiros. Considerar-se-á, para efeito de recebimento de auxílio financeiro da FACDES, o domicílio bancário informado na última atividade de campo. O cadastro de domicílios em bancos digitais é permitido (Nubank, Pic Pay e etc), porém não é possível crédito em conta nos seguintes bancos digitais visto não estarem aptos junto à Secretaria do Tesouro Nacional para a realização de pagamentos via SIAFI realizados pela UFPA.: ITI, C6 BANK, NEXT, NEON, VOTORANTIM. Não recomendamos solicitar cadastrar contas poupança, pois costumam ocorrer problema para o setor responsável realizar o pagamento. Recomendamos conta digital ou conta corrente (bancos físicos: Banco do Brasil, Bradesco e etc). O domicílio bancário obrigatoriamente tem que estar no nome do(a) discente.

 

COMO JUSTIFICO MINHA FALTA? 

Você deve abrir uma chamada no SAGITTA (https://sagitta.ufpa.br/sagitta/login.jsf)

SAGITTA > INEAF > Justificativa de faltas

Na chamada é possível incluir o seu atestado médico ou declaração que justifique sua falta. O documento será enviado aos docentes responsáveis pela turma.

Caso tenha dúvidas de como usar o SAGITTA, pode acessar os tutorias disponíveis na página da faculdade: https://facdes.ufpa.br/index.php/sagitta


COMO DEVOLVER AUXÍLIO FINANCEIRO? 

Visto que não participará ou não participou da atividade de campo, deve devolver o auxílio financeiro concedido para os estudantes na respectiva atividade de campo. Neste caso, você deve abrir uma chamada, assim que o valor cair no seu domicílio bancário, no SAGITTA > INEAF > Solicitação de GRU. Será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para devolver o valor recebido.

Obs: Deve ser pago somente numa agência do Banco do Brasil ou no aplicativo do referido banco. Atente-se para os dados solicitados ao realizar o pagamento (Por exemplo, "NRO de Referência" é o Número de Referência. Ele está na GRU assim como as demais informações solicitadas. Estas devem ser inseridas manualmente). Após a realização do pagamento, você deve anexar na chamada o COMPROVANTE DE PAGAMENTO para prestação de contas. Sem ele, o sistema não vai permitir que seja solicitado novos auxílios financeiros para você.


COMO FAZER TRANCAMENTO EXTEMPORÂNEO DE MATRÍCULA NO PERÍODO LETIVO? 

Entende-se por trancamento de matrícula a interrupção temporária do discente no curso em que está vinculado. O trancamento refere-se a todo o período letivo no qual o discente estiver matriculado, ou seja, as matrículas de todas as disciplinas em que estiver matriculado serão removidas referente ao período letivo de trancamento solicitado. O discente deve, neste caso, anexar um documento comprovatório que justifique a solicitação. Em regra, o trancamento de matrícula pode ser solicitado ao CIAC pelo próprio discente no seu perfil do SIGAA no mesmo período de matrícula definido no calendário acadêmico da UFPA. O tutorial para realizar o trancamento pode ser acessado no link: https://facdes.ufpa.br/index.php/tutoriais. De forma excepcional, os discentes poderão abrir uma chamada para solicitar trancamento extemporâneo (fora do prazo apropriado) no SAGITTA > INEAF > Inclusão ou exclusão extemporânea de matrícula > Trancamento extemporâneo de matrícula no período letivo

 

COMO SOLICITAR DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO EM AULA PRÁTICA OU VIVÊNCIA? 

A declaração de participação em Aula Prática ou em Vivência para justificativa de ausência em trabalho/curso pode ser solicitada pelo(a) discente no SAGITTA > > INEAF > Declarações - Discentes > (Em seguida, selecione a declaração que deseja). A declaração constará que participará de uma atividade de campo, informará o período e local da atividade, horário de saída e de retorno do local da atividade. 

Quando a declaração estiver pronta, ela será anexada na mesma chamada e poderá baixá-la entrando no seu sistema SAGITTA > Minhas chamadas > (Selecionar a chamada que abriu) e clicar no botão azul com o símbolo de um clipe📎, junto ao comentário, para baixar o documento. 


COMO SOLICITAR DECLARAÇÃO DE CONCLUINTE? 

Esta declaração pode ser solicitada somente pelo(a) discente concluinte. Considera-se discente concluinte do curso de Desenvolvimento Rural aquele(a) que estiver matriculado(a) nas disciplinas do 9º período do curso; ou mesmo que tenha concluído todas as disciplinas do 9º período do curso esteja com pendência em 1 (um) ou mais componentes curriculares.

Você pode solicitá-la pelo SAGITTA > INEAF > Declarações - Discentes > Declaração de concluinte

Esta e outras declarações podem ser solicitadas via SAGITTA.  

COMO SOLICITAR EXERCÍCIO DOMICILIAR? 

Terá direito ao exercício domiciliar:

a) a aluna gestante que, por ordem médica, esteja impedida de frequentar as atividades acadêmicas;

b) ao discente com afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições caracterizadas por incapacidade física, incompatível com a frequência normal às atividades acadêmicas;

c) ao discente portador de necessidades educativas especiais, quando não for possível sua integração ao ambiente acadêmico. 

A solicitação deverá ser feita via SAGITTA > INEAF > Exercício Domiciliar > Licença para exercício domiciliar. Será necessário anexar o laudo médico ou certidão de nascimento se por nascimento de filho(a). 

 

COMO PRESTAR CONTAS APÓS ATIVIDADE DE CAMPO?

A prestação de contas é feita pelo DOCENTE via SAGITTA > INEAF > Atividade de campo > Prestação de contas.

O docente que recebeu diárias e/ou que sua turma recebeu auxílio financeiro deve prestar contas em até 2 dias úteis após a viagem, pois o atraso pode ocasionar problemas nas atividades de campo posteriores. No caso de recebimento de diárias, deve ser anexado um RELATÓRIO DE VIAGEM NACIONAL que deve ser assinado pelo docente, via gov.br. No caso da turma ter recebido auxílio financeiro, a LISTA DE FREQUÊNCIA deve ser entregue presencialmente à secretaria da faculdade pelo docente que ficou responsável pela atividade de campo.

O modelo de RELATÓRIO DE VIAGEM NACIONAL pode ser encontrado no próprio SAGITTA ou no site da faculdade https://facdes.ufpa.br/index.php/viagem-de-campo

 

COMO SOLICITAR CRÉDITO EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES?

A solicitação é feita via SAGITTA > INEAF > Crédito em Atividades Complementares > Crédito em Atividades Complementares.

O discente deve anexar todos os documentos comprobatórios para solicitação do crédito em atividades complementares quando elas somarem a carga horária de 200 horas para que a Comissão de Atividades Complementares faça a análise e emissão do parecer. O discente deve consultar a Instrução_Normativa_001_2022_FACDES_INEAF_UFPA (Atividades Complementares), disponível no site da FACDES, para maiores informações. 

Obs.: As atividades enviadas podem ultrapassar a carga horária de 200 horas, porém não pode ser inferior. 

COMO ENVIAR O PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA? 

O docente deve enviar o plano de ensino da disciplina, inclusive de tutorias, de acordo com o modelo da faculdade. Seguem 9 orientações para preenchimento e o link do modelo.

1ª) Os planos de ensino devem ser enviados à secretaria da faculdade, via SAGITTA, preferencialmente antes de iniciar o período letivo em que a disciplina for ofertada, e obrigatoriamente em até 15 dias úteis após o início do referido período. O plano de ensino deve ser apresentado aos estudantes nas primeiras sessões da disciplina.

2ª) O documento deve ser nomeado da seguinte forma para ajudar na organização da documentação pela secretaria da faculdade.

“PE – nome da disciplina por extenso – Turma (e entre parênteses o nome do(a) docente)”.

Por exemplo, “PE – Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária – BDR 2021 (Philippe)”.

PE - é a abreviação de Plano de Ensino.

3ª) No campo "Atividade acadêmica ou disciplina", preencha com o nome da disciplina por extenso

4ª) No campo "Turma", caso a oferta da disciplina seja apenas para uma turma BDR, então deve preencher com o ano da turma. Por exemplo, “BDR 2019”.
Caso seja uma disciplina optativa, então deve preencher “Turmas BDR”, pois discentes de várias turmas podem se matricular.

5ª) No campo, "Período", você deve preencher este campo com o período letivo que a disciplina será ofertada no SIGAA. Por exemplo, “2024.4”. 

6ª) No campo "Professor(a)", informe o nome completo do(a) professor(a). Se for de outro instituto, informar entre parênteses a qual instituto pertence.

7ª) Nos campos Carga Horária (Teórica, Prática e Total) e Ementa, copie do ementário do PPC. 

8ª) No campo "VI - Cronograma de aulas", preencha com as datas que estão disponíveis no calendário das aulas do semestre. É possível organizar o cronograma por grupos de datas dedicadas a um mesmo conteúdo / modalidade.

9ª) Todos os planos de ensino devem ser assinados, pois é uma exigência no MEC no momento da avaliação. Dessa forma, solicitamos que envie no formato em PDF e assine com assinatura eletrônica, via gov.br. Assinatura de todos responsáveis pela disciplina. 

Obs: Não são aceitas assinaturas digitalizadas (coladas no documento).


Modelo de plano de ensino - Baixar


O envio deve ser realizado via SAGITTA > INEAF > Plano de ensino > Plano de ensino. 

 

COMO SOLICITAR EXCLUSÃO EXTEMPORÂNEA DE MATRÍCULA?

Após encerrado o prazo definido em calendário acadêmico, disponível no site da faculdade, para ajuste de matrícula no próprio perfil do discente no SIGAA, o discente pode solicitar à secretaria da faculdade a exclusão extemporânea (fora do prazo apropriado) de matrícula em determinada disciplina, desde que apresente justificativa plausível.

É feita via SAGITTA>INEAF>Inclusão ou exclusão extemporânea de matrícula>Exclusão extemporânea de matrícula

 
COMO HOMOLOGAR ESTÁGIO DE DOCÊNCIA? 

O(A) docente responsável pela disciplina, ao final de cada período letivo, deve abrir uma chamada no SAGITTA > INEAF > Estágio de Docência > Homologação de Estágio de Docência e anexar o documento informado abaixo, assinado via gov.br. Em seguida, será emitida uma declaração pela faculdade referente ao Estágio de Docência.


1) Formulário de homologação de Estágio de Docência - Baixar

 

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