Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Bacharelado em Desenvolvimento Rural fazem estágio de vivência em comunidade quilombola de Abaetetuba
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do Bacharelado em Desenvolvimento Rural fazem estágio de vivência em comunidade quilombola de Abaetetuba

  • Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 12h44
  • Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 16h52

Considerando a proposta formativa do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural - BDR que entende que os estudantes, futuros profissionais, buscarão a compreensão das diversas realidades do campo e ainda estarão aptos a propor ações de desenvolvimento,  em diálogo com os vários profissionais e com as populações rurais, a vivência de campo, com sua possibilidade de imersão nos territórios e lugares é fundamental. Os estudantes da turma 2018 do BDR estão neste mês de abril em campo, desenvolvendo a atividade de Viagem de Campo - Vivência III, que busca dar noções sociotécnicas e desenvolver para os estudantes a leitura sistêmica na escala da comunidade rural.

A atividade da disciplina "Viagem de Campo - Vivência III" da turma BDR 2018 está sendo desenvolvida na comunidade Laranjituba-África, localizada no Km 68 da Alça Viária, próximo ao trevo que leva ao município de Abaetetuba - PA, dista aproximadamente 10 km até chegar à comunidade (totalizando aproximadamente 78 km de viagem partindo de Belém-PA). A atividade está programada para o período de 25 a 29 de abril de 2022.  Compõem a atividade 20 discentes e 03 docentes, sendo estes últimos, a responsável pela disciplina, Prof.ª Dr.ª Myriam Cyntia Cesar de Oliveira, o docente Coordenador de Estágios, Prof. Dr. William Santos de Assis, e o diretor da FACDES, Prof. Dr. Philippe Jean Louis Sablayrolles.

 

Diário de campo: a turma 2018 do Bacharelado em Desenvolvimento Rural realiza último estágio de vivência na comunidade quilombola de África e Laranjituba no município de  Abaetetuba. Nessa vivência os discentes realizarão entrevistas com intuito complementar o diagnóstico e discutir pistas de desenvolvimento com a comunidade. 

Primeiro dia (25/04/2022): chegada e reuniões de ajustes dos instrumentos metodológicos e estratégias de levantamento de dados. 

 

Segundo dia (26/04/2022): No estágio de vivência os discentes realizaram entrevistas com famílias e reuniões com a AQUIBAC -  Associação Quilombola do Baixo Caeté Laranjituba e África, grupos informais de trabalhos coletivos e com o grupo de jovens e da comunidade.

 

 

 Terceiro dia (27/04/2022):  O dia foi dedicado à sistematização e análise inicial dos dados coletados em campo. O objetivo foi principalmente fazer a discussão em torno de problemas prioritários em termos de desenvolvimento (problemas estes identificados ao longo do PL3 através das informações das vivências anteriores e do webinário). Como elemento de apoio à essa discussão também foi elaborada uma tipologia dos agricultores da comunidade.

 
       
         

 

Quarto dia (28/04/2022):  O  dia 28 de abril foi dedicado a preparação da restituição que acontecerá no dia 29 pela manhã. Todas as famílias entrevistadas e as que receberam os discentes em suas residências para os estágios de vivência foram convidadas.

 

 

 

Quinto dia (29/04/2022): O dia hoje foi dedicado a restituição para as famílias da comunidade e discussão das pistas de desenvolvimento. Ao final foi feito um almoço de confraternização. Um grupo de jovens tocou músicas com composições locais.

Momento de reunião de restituição em diálogo com a comunidade

 

 Sr. Albertino comunidade Laranjituba  José Maria, presidente da AQUIBAC  José Maria (Zé Bode)

 Prof. Vitor,professor da escola da comunidade

 Jovem Larissa da comunidade e estudante do BDR  Cláudio, jovem da comunidade Laranjituba
 Leonardo, jovem da comunidade África  Estudante do BDR  Estudantes do BDR
 Apresentação cultural Foto do registro final da vivência  
     

 

Fotos de campo, Philippe Sablayrolles, William Assis, FACDES, 2022.

Colaboram nesta notícia: Myriam Oliveira, Philippe Sablayrolles, William Assis, Diego Manos e Moacir Pereira

registrado em:
Fim do conteúdo da página