Estudantes do Bacharelado em Desenvolvimento Rural fazem estágio de vivência em comunidade quilombola de Abaetetuba
Considerando a proposta formativa do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural - BDR que entende que os estudantes, futuros profissionais, buscarão a compreensão das diversas realidades do campo e ainda estarão aptos a propor ações de desenvolvimento, em diálogo com os vários profissionais e com as populações rurais, a vivência de campo, com sua possibilidade de imersão nos territórios e lugares é fundamental. Os estudantes da turma 2018 do BDR estão neste mês de abril em campo, desenvolvendo a atividade de Viagem de Campo - Vivência III, que busca dar noções sociotécnicas e desenvolver para os estudantes a leitura sistêmica na escala da comunidade rural.
A atividade da disciplina "Viagem de Campo - Vivência III" da turma BDR 2018 está sendo desenvolvida na comunidade Laranjituba-África, localizada no Km 68 da Alça Viária, próximo ao trevo que leva ao município de Abaetetuba - PA, dista aproximadamente 10 km até chegar à comunidade (totalizando aproximadamente 78 km de viagem partindo de Belém-PA). A atividade está programada para o período de 25 a 29 de abril de 2022. Compõem a atividade 20 discentes e 03 docentes, sendo estes últimos, a responsável pela disciplina, Prof.ª Dr.ª Myriam Cyntia Cesar de Oliveira, o docente Coordenador de Estágios, Prof. Dr. William Santos de Assis, e o diretor da FACDES, Prof. Dr. Philippe Jean Louis Sablayrolles.
Diário de campo: a turma 2018 do Bacharelado em Desenvolvimento Rural realiza último estágio de vivência na comunidade quilombola de África e Laranjituba no município de Abaetetuba. Nessa vivência os discentes realizarão entrevistas com intuito complementar o diagnóstico e discutir pistas de desenvolvimento com a comunidade.
Primeiro dia (25/04/2022): chegada e reuniões de ajustes dos instrumentos metodológicos e estratégias de levantamento de dados.
Segundo dia (26/04/2022): No estágio de vivência os discentes realizaram entrevistas com famílias e reuniões com a AQUIBAC - Associação Quilombola do Baixo Caeté Laranjituba e África, grupos informais de trabalhos coletivos e com o grupo de jovens e da comunidade.
Terceiro dia (27/04/2022): O dia foi dedicado à sistematização e análise inicial dos dados coletados em campo. O objetivo foi principalmente fazer a discussão em torno de problemas prioritários em termos de desenvolvimento (problemas estes identificados ao longo do PL3 através das informações das vivências anteriores e do webinário). Como elemento de apoio à essa discussão também foi elaborada uma tipologia dos agricultores da comunidade.
Quarto dia (28/04/2022): O dia 28 de abril foi dedicado a preparação da restituição que acontecerá no dia 29 pela manhã. Todas as famílias entrevistadas e as que receberam os discentes em suas residências para os estágios de vivência foram convidadas.
Quinto dia (29/04/2022): O dia hoje foi dedicado a restituição para as famílias da comunidade e discussão das pistas de desenvolvimento. Ao final foi feito um almoço de confraternização. Um grupo de jovens tocou músicas com composições locais.
Momento de reunião de restituição em diálogo com a comunidade
Sr. Albertino comunidade Laranjituba | José Maria, presidente da AQUIBAC | José Maria (Zé Bode) |
Prof. Vitor,professor da escola da comunidade |
Jovem Larissa da comunidade e estudante do BDR | Cláudio, jovem da comunidade Laranjituba |
Leonardo, jovem da comunidade África | Estudante do BDR | Estudantes do BDR |
Apresentação cultural | Foto do registro final da vivência | |
Fotos de campo, Philippe Sablayrolles, William Assis, FACDES, 2022.
Colaboram nesta notícia: Myriam Oliveira, Philippe Sablayrolles, William Assis, Diego Manos e Moacir Pereira
Redes Sociais