Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Bacharelado em Desenvolvimento Rural desenvolvem experiência de Podcast

• Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 16h12
  • Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 23h59

Dentro da disciplina Extensão, Comunicação e Intervenção Social, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Monique Medeiros, no curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural – BDR, estudantes são estimulados a desenvolver ferramentas de comunicação, sendo uma delas produtos radiofônicos e o atual Podcast, muito difundido na internet e nas redes sociais.

A disciplina aborda as diversas teorias da informação e da comunicação. Busca apresentar para os estudantes os sistemas de comunicação humana, como também os vários elementos que constituem o processo comunicativo e suas funções específicas. De acordo com a proposta apresentada pela docente responsável, este momento formativo busca dialogar com os discentes para que possam compreender as sociedades e a abordagem cultural na teoria da comunicação, o aporte da pesquisa pedagógica à extensão rural e à pesquisa-ação, além de destacar as experiências de educação alternativa no meio rural e sua contribuição ao desenvolvimento rural.

A disciplina desta forma busca possibilitar aos estudantes a compreensão da relevância das ações dadas pelas extensão rural para o desenvolvimento dos territórios rurais, também mostra o papel da comunicação nos exercícios da extensão rural, mediação social em especial relacionados à agricultura familiar amazônica.

Acesse abaixo os  Podcasts produzidos pelos estudantes da turma 2019 do BDR.

O acordo de Pesca do rio Canaticu

Produção: Carlos Henrique, Deise Oliveira.

Patrimônio cultural imaterial da comunidade quilombola Santa Quitéria

Produção: Amanda Lanna, Ana Flávia, Gardênia Pantoja, Pedro Vitor, Rubenik Costa  e Maryanne Tavares.

Projeto sociocultural filhos do quilombo

Produção: Ingrid Marques, Izabele Fabiana, Joseana Nascimento e Silvia Gonçalves

Agroecologia nas Escolas Públicas

Produção: Cássio Ribeiro, Dinah Souto, Giovanni Moraes, Lucas Piedade e Jéssica Gouvêa