DIÁRIO DO MARAJÓ: TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS - DIA 3
Este diário tem como objetivo descrever um relato das atividades desenvolvidas no âmbito da viagem de campo dos percursos 2 e 3 do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural da FACDES. As imersões serão conduzidas nos territórios quilombolas de Pau Furado, Deus Ajude, Providência e Mangueiras.
Terceiro dia (19 de maio de 2023):
Visita aos quintais produtivos na comunidade Deus Ajude
Pelo período da manhã os discentes e docentes dos Percursos 2 e 3, visitaram 3 quintais produtivos dos moradores de Deus Ajude. Começamos pelos quintais da Dona Odineia e seu Renato, Dona Vanessa, Dona Marilene. Além dos quintais visitamos o Sr. Walter (Meliponicultor) e Sr. Hildo (Artesão e criador de porco).
O primeiro quintal que visitamos foi o da Dona Odineia, onde conhecemos a diversificação de espécies alimentícias, medicinais e mágicas, como exemplo: Cupuaçu, Coco, Banana, Tangerina, Abacate, Acerola, Pupunha, Maçã, Rambutã, Cajarana, Abil, Jambo, Bacuri, Cacau, Goiaba, Graviola, Babosa, Pau-de-angola, Mucuracaá, Cabi, None, Cariru, Peão-branco. Dona Odineia produz chopp de frutas variadas do seu quintal. Ela também adapta receitas tradicionais a carne seca com arroz e galinha com arroz, mas substitui a proteína animal por mangará do cacho da banana e a galinha por carne de caju. Conversamos ainda sobre o uso das plantas medicinais e os remédios que a Dona Odineia faz para a sua família e moradores locais e de outras comunidades como as garrafadas, remédios para dor de barriga, próstata, dor no ouvido e até mesmo remédios para quebrar bruxaria.
Foto 1: Reunião com dona Odineia Autora: Gardênia Pantoja |
Foto 2: Discentes e docentes com dona Odineia Autor: Christian Silva |
Logo após a visita a dona Odineia, seguimos para o quintal produtivo de Dona Vanessa e por último da Dona Marilene que se assemelham em seus quintais com as espécies frutíferas como Acerola, Amora, arucum (Urucum), Banana, Cajarana, Caju, Coco, Cupuaçu, Ingá, Goiaba, Graviola, Muruci, Pupunha, Maracujá. Os quintais da Dona Vanessa e Marilene se distinguem pela presença de horta e de árvores de Andiroba. Dona Vanessa realiza as práticas de compostagem e produz mudas, com técnicas que aprendeu no curso do Projovem e na internet.
Foto 3: Visita ao quintal de Dona Vanessa
Autora: Marilene
Encerramos a visita no quintal do Sr. Ildo (Rei dos porcos), que usa a fibra da Jacitara-Miri (cipó), encontrado na Varja (várzea) para produção de Cestos, Paneiros, Paneirozino (para o berço das galinhas), Aturá e Balaio. Trata-se de uma prática que aprendeu com o pai e repassou para o filho.
Foto 4: Visita ao quintal do Sr. Hildo
Autora: Marilene
Foto 5: Tipiti fabricado pelo Sr. Hildo
Autor: Flávio Barros
Texto: Amanda Lanna, Gardênia Pantoja, William Santos de Assis, Flávio Bezerra Barros
Redes Sociais