INEAF inicia atividades em mais um território de comunidades tradicionais
Durante os dias 08 e 09/09, a Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES/INEAF/UFPA), representada pelos Professores William de Assis e Daniel Braga, juntamente com o pesquisador visitante Dr. Henrique Magalhães (UFPE), esteve no Quilômbo Santa Quitéria, beirando o rio "Furo do Maracujá", em Acará, por intermédio da Associação dos Moradores e Agricultores Remanescentes de Quilombo das Comunidades Itacoãzinho e Santa Quitéria (AMARQUISI), representada pelo presidente Clodoaldo Farias Maciel e o vice-presidente Ailton da Conceição Silva.
O objetivo foi reconhecer o território e comunicar as famílias a fim de organizar as atividades de campo da Vivência I, pela turma de Bacharelado em Desenvolvimento Rural BDR 2023.
Os resultados foram excelentes, considerando que as famílias concordaram em receber os estudantes dentro da proposta pedagógica da FACDES. Os meios de vida da comunidade baseiam-se no extrativismo de produtos nativos da região, principalmente o açaí (cerca de 30% do território), mas também, bacaba, cacau, uxi, biribá, bacuri, pupunha, dentre diversos outros.
Gradualmente, as famílias foram reduzindo as práticas de roçado e, atualmente, a área de 647 ha, com 105 famílias, encontra-se com alto nível de conservação ambiental, quase toda extensão coberta por florestas de terra-firme e várzea. Há também evidências históricas do passado quilombola que remarcam a resistência e luta pela (re)conquista do território, hoje em plena harmonia de direitos consolidados.
Fotos: Profº Daniel Braga
Texto: Profº WIlliam de Assis e Profº Daniel Braga
Redes Sociais