Profor-EXT e Curso de formação em ATER iniciam pela FACDES/Ineaf
O Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está responsável por executar o Projeto de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural para Assentamentos de Reforma Agrária e contribuições para Agenda 2030 (Profor-EXT) junto ao Programa Nacional liderado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que engloba 16 Instituições de Ensino Superior (IES) pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), via administração financeira da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE).
O Projeto começou ser articulado desde 2023 e inaugurou as atividades do Curso Básico de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pela Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES/INEAF/UFPA) em 25 de março de 2024, criando e constituindo um espaço pedagógico fértil e oportuno como componente curricular à temática interdisciplinar. Este processo é de fundamental importância na formação de futuros extensionistas, como agentes de desenvolvimento rural, engajados pela agroecologia e atentos às novas perspectivas de sociobioeconomia e agricultura regenerativa, dentre diversos outros temas, com potencial de inserção geral em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, mais especificamente em: (i) Educação de qualidade; (ii) Fome zero e Agricultura sustentável; (iii) Ação contra a mudança global do clima; (iv) Vida terrestre.
O Curso Básico de Formação em ATER prevê carga horária superior a 180 horas (teórico e práticas) e foi estruturado em três módulos: básico, intermediário e avançado. O primeiro módulo teve nove aulas e palestras de docentes do INEAF e contou com a participação de convidados externos (vide programação), como representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Além da parte expositiva, atividades práticas foram utilizadas pelos professores, com intuito de gerar discussões e percepções aos participantes. Dessa forma, diversas metodologias participativas foram aplicadas dentro e fora de sala de aula durante o 1° módulo formativo do curso. Com objetivo de estimular e praticar o papel do agente extensionista com abordagem sistêmica nas ações de campo previstas nos assentamentos da reforma agrária. O segundo módulo iniciará no dia 10 de abril, seguido do terceiro módulo em processo de programação da agenda.
Equipe Profor-EXT:
- COORDENADOR: Daniel Palma Perez Braga
- SUPERVISOR 1: Soraya Abreu de Carvalho
- SUPERVISOR 2: Thomas Ludewigs
- RESIDENTE: Ruan Rodrigo de Oliveira Pinheiro
- ESTAGIÁRIO: Gabriel de Oliveira Silva
- ESTAGIÁRIA: Sara da Conceição Pinto
- ESTAGIÁRIA: Taíris Dias Costa
- ESTAGIÁRIO: Wagner dos Santos Ramos
Folder da Programação do Módulo I
Abertura do curso de Formação Básica em ATER |
Aula dos professores Izaquiel Gomes e Raimundo Neto (MDA) sobre o tema de ATER no contexto Pará |
Aula do Prof. Dr. Anderson Serra (Seaf) sobre o Plano Estadual da Agricultura Familiar |
Além da parte expositiva, atividades práticas foram utilizadas pelos professores, com intuito de gerar discussões e percepções aos participantes. Dessa forma, diversas metodologias participativas foram aplicadas dentro e fora de sala de aula durante o 1° módulo formativo do curso. Com objetivo de estimular e praticar o papel do agente extensionista com abordagem sistêmica e participativa nas ações previstas nos assentamentos da reforma agrária.
Aula prática do Prof. Dr. Paulo Martins sobre abordagem sistêmica |
Aula prática do Prof. Me. André Rocha sobre metodologias participativas |
Aula prática do Prof. Dr. Luiz Neves sobre técnicas de mobilização e entrevistas |
Aula sobre agroecologia com o Prof. Dr. Mauro Silva e encerramento do primeiro módulo do curso Básico em ATER |
Redes Sociais