Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Após concluir diagnóstico participativo e definição coletiva de intervenções nos assentamentos de reforma agrária, Profor-EXT segue para intercâmbio nacional e formações locais
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 20h16
  • Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 20h38

Qual a importância das Universidade Federais expandirem seu papel de formação para além dos “muros” acadêmicos? Tornar a extensão uma prática cotidiana? A partir do Programa de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (Profor-EXT), que envolve 16 Instituições de Ensino Superior no Brasil, o INEAF/UFPA vem vivenciando essa oportunidade concedida pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Após definir dois assentamentos de reforma agrária (Figuras 1 e 2) em parceria com o INCRA, selecionar 01 recém-egresso do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, 04 estagiários do mesmo curso, 10 jovens agentes locais de formação e oferecer cursos de formação básica em ATER, agora, a etapa de diagnóstico participativo também foi concluída. Entre julho e agosto/24, foram conduzidas mais de 200 entrevistas individuais em moradias das comunidades, superando inúmeras adversidades de logística e acessibilidade. Ao final, foram realizadas 06 oficinas de compartilhamento e discussão dos resultados, e de definição coletiva das ações a serem conduzidas nos territórios.

Figura 1. Restituição do Diagnóstico para comunidades do PA Olho D’água II - Moju, Moju-PA.

Figura 2. Devolutiva do Diagnóstico e priorização de ações para comunidades e planejamento participativo com as comunidades do PAE Caripetuba, Abaetetuba-PA.

Conduzir processos participativos é um constante desafio, que apesar de demandar um investimento maior em tempo, propicia apropriação do Projeto pelas comunidades, resultados mais eficazes, condizentes com as diversas realidades de campo, e maior conexão/interação entre as equipes e as comunidades. De forma dialogada, foram feitas oficinas de restituição e planejamento junto às lideranças locais e as famílias envolvidas. Além da entrega de produtos, como facilitar o acesso aos créditos ou a regularização fundiária, há a co-construção de seres humanos em seus múltiplos processos de evolução e amadurecimento sob diferentes contextos. A troca de saberes é mutuamente enriquecedora e, cada vez mais, transparece a certeza de que esse é um dos caminhos mais adequados para o papel das Universidades públicas, envolvendo a transdisciplinaridade transversalmente entre saberes da base popular e científicos.

No período de 22 a 26 de setembro de 2024, será realizado intercâmbio entre as Instituições de Ensino Superior do Profor-EXT, no I Encontro Nacional, em Luís Correia, Piauí (Delta de Parnaíba), incluindo os agentes locais de formação dos assentamentos para as trocas de experiências. Na sequência, haverá uma série de formações/capacitações/oficinas abordando temáticas especificas, buscando soluções para as problemáticas discutidas, segundo as prioridades levantadas pelas comunidades, e potencializando suas forças e oportunidades. E, assim, pretende-se avançar passo-a-passo, promovendo o fortalecimento organizacional e o protagonismo das comunidades além das Universidades, rumo a um desenvolvimento rural mais sustentável, onde a extensão torna-se definitivamente indissociável no tríplice função de “ensino-pesquisa-extensão”.

Equipe Profor-EXT:

• COORDENADOR: Daniel Palma Perez Braga