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Seleção de bolsista recém-egresso para o projeto de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária (PROFOR-Ext): Residente

  • Publicado: Segunda, 06 de Janeiro de 2025, 17h49
  • Última atualização em Sábado, 11 de Janeiro de 2025, 17h18

Está aberta 01 vaga para inscrição de recém-egresso do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (BDR/FACDES/Ineaf), atuando como Residente do Projeto PROFOR-Ext. As inscrições devem ser feitas através do e-mail facdesrural@ufpa.br, identificando o assunto: “PROFOR-Ext - INSCRIÇÃO: RESIDENTE 2025”, de 06/01/2025 a 10/01/2025, conforme as informações dispostas no Edital, a seguir:

 

Edital - Link para acesso ao Edital

Anexo I - Link para Formulário de inscrição

 

ETAPA DO PROCESSO SELETIVO

PERÍODO (2025)

Inscrições

De 06/01 a 10/01

Homologação das inscrições

11/01

Análise do Curriculum Lattes e do Histórico Escolar da Graduação

13/01

Entrevistas

14/01 a 15/01

Divulgação do Resultado Preliminar

16/01

Período Recursal

17/01 a 18/01

Divulgação do Resultado Final

20/01

 

Resumo

O PROFOR-EXT é um Programa de escala nacional, que envolve ao todo 16 Instituições de Ensino Superior, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) a partir de um Termo de Execução Descentralizada – TED com a Universidade Federal de Goiás (UFG), sob administração financeira da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE). No âmbito da sua execução regional pela UFPA/Ineaf, visa protagonizar processos de formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária, demonstrando contribuições específicas para a Agenda 2030, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, por meio de princípios pautados na agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, busca-se fortalecer comunidades de agricultores familiares em suas organizações sociais, sistemas produtivos, aplicações tecnológicas, conhecimento técnico, práticas de manejo, métodos de restauração ecológica, sistemas agroflorestais, comercialização de produtos e agregação de valor, dentre outros.

 

Objetivos do Projeto:

Geral:

Promover a formação extensionista e a Assistência Técnica e Extensão Rural em assentamentos rurais populares ou territórios tradicionais regularizados, com sustentabilidade socioeconômica e ambiental nos processos de produção, processamento, comercialização e outros dentro das cadeias de valor da agricultura familiar.

Específicos:

  1. Promover a geração coletiva de conhecimentos para adaptação de tecnologias sustentáveis e saudáveis;
  2. Fomentar, nos discentes, aptidão para prestação de assistência técnica, assessoria econômico/financeira e extensão rural;
  3. Contribuir para a formação continuada e inserção profissional de ATER;
  4. Contribuir com o desenvolvimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental, com aplicação à realidade local e contexto regional;
  5. Promover capacitação, atendimento técnico e assessoria em projetos voltados à captação de recursos para investimento, custeio e comercialização de produtos da sociobiodiversidade;
  6. Incentivar e desenvolver mecanismos para fortalecer as cadeias curtas e redes agroalimentares mais sustentáveis e saudáveis.
  7. Intercambiar experiências de ATER entre instituições de ensino superior, e com agricultores familiares, no âmbito regional e nacional;
  8. Favorecer a integração de ensino, pesquisa e extensão, subsidiando a curricularização da extensão nos cursos de graduação.

 

Atribuições do Residente: participar de reuniões semanais; apoiar a organização de eventos; coordenar equipes de estagiários; planejar, organizar e executar ações de formação em ATER; articular ações de campo; desenvolver atividades em escritório e em campo; acompanhar equipes em campo; sistematizar informações; produzir e arquivar relatórios de viagens de campo, listas de presença, registros fotográficos; organizar documentos administrativos e manter arquivos atualizados no drive; atender demandas gerais do projeto, em comunicação com supervisores e estagiários, conforme o decorrer das necessidades para atingir os objetivos do projeto.

 

Docentes responsáveis (FACDES/INEAF): Daniel P. P. Braga (Coordenador regional); Soraya Abreu de Carvalho (Supervisora); Thomas Ludewigs (Supervisor).

 

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