Seleção de bolsista recém-egresso para o projeto de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária (PROFOR-Ext): Residente
Está aberta 01 vaga para inscrição de recém-egresso do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (BDR/FACDES/Ineaf), atuando como Residente do Projeto PROFOR-Ext. As inscrições devem ser feitas através do e-mail facdesrural@ufpa.br, identificando o assunto: “PROFOR-Ext - INSCRIÇÃO: RESIDENTE 2025”, de 06/01/2025 a 10/01/2025, conforme as informações dispostas no Edital, a seguir:
Edital - Link para acesso ao Edital
Anexo I - Link para Formulário de inscrição
ETAPA DO PROCESSO SELETIVO |
PERÍODO (2025) |
Inscrições |
De 06/01 a 10/01 |
Homologação das inscrições |
11/01 |
Análise do Curriculum Lattes e do Histórico Escolar da Graduação |
13/01 |
Entrevistas |
14/01 a 15/01 |
Divulgação do Resultado Preliminar |
16/01 |
Período Recursal |
17/01 a 18/01 |
Divulgação do Resultado Final |
20/01 |
Resumo
O PROFOR-EXT é um Programa de escala nacional, que envolve ao todo 16 Instituições de Ensino Superior, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) a partir de um Termo de Execução Descentralizada – TED com a Universidade Federal de Goiás (UFG), sob administração financeira da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE). No âmbito da sua execução regional pela UFPA/Ineaf, visa protagonizar processos de formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária, demonstrando contribuições específicas para a Agenda 2030, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, por meio de princípios pautados na agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, busca-se fortalecer comunidades de agricultores familiares em suas organizações sociais, sistemas produtivos, aplicações tecnológicas, conhecimento técnico, práticas de manejo, métodos de restauração ecológica, sistemas agroflorestais, comercialização de produtos e agregação de valor, dentre outros.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Objetivos do Projeto:
Geral:
Promover a formação extensionista e a Assistência Técnica e Extensão Rural em assentamentos rurais populares ou territórios tradicionais regularizados, com sustentabilidade socioeconômica e ambiental nos processos de produção, processamento, comercialização e outros dentro das cadeias de valor da agricultura familiar.
Específicos:
- Promover a geração coletiva de conhecimentos para adaptação de tecnologias sustentáveis e saudáveis;
- Fomentar, nos discentes, aptidão para prestação de assistência técnica, assessoria econômico/financeira e extensão rural;
- Contribuir para a formação continuada e inserção profissional de ATER;
- Contribuir com o desenvolvimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental, com aplicação à realidade local e contexto regional;
- Promover capacitação, atendimento técnico e assessoria em projetos voltados à captação de recursos para investimento, custeio e comercialização de produtos da sociobiodiversidade;
- Incentivar e desenvolver mecanismos para fortalecer as cadeias curtas e redes agroalimentares mais sustentáveis e saudáveis.
- Intercambiar experiências de ATER entre instituições de ensino superior, e com agricultores familiares, no âmbito regional e nacional;
- Favorecer a integração de ensino, pesquisa e extensão, subsidiando a curricularização da extensão nos cursos de graduação.
Atribuições do Residente: participar de reuniões semanais; apoiar a organização de eventos; coordenar equipes de estagiários; planejar, organizar e executar ações de formação em ATER; articular ações de campo; desenvolver atividades em escritório e em campo; acompanhar equipes em campo; sistematizar informações; produzir e arquivar relatórios de viagens de campo, listas de presença, registros fotográficos; organizar documentos administrativos e manter arquivos atualizados no drive; atender demandas gerais do projeto, em comunicação com supervisores e estagiários, conforme o decorrer das necessidades para atingir os objetivos do projeto.
Docentes responsáveis (FACDES/INEAF): Daniel P. P. Braga (Coordenador regional); Soraya Abreu de Carvalho (Supervisora); Thomas Ludewigs (Supervisor).
Redes Sociais