Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Vivências em evidência: um processo pedagógico inovador e transformador
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vivências em evidência: um processo pedagógico inovador e transformador

  • Publicado: Quinta, 27 de Março de 2025, 15h43
  • Última atualização em Quinta, 27 de Março de 2025, 15h45

Desde o início do semestre, as turmas de 2023 e 2024 do Bacharelado em Desenvolvimento Rural (BDR) têm se dedicado ativamente às atividades da disciplina Viagem de Campo Vivência I e II, respectivamente. Essas disciplinas propiciam momentos de formação do curso que tem como propósito promover a interdisciplinaridade, integrando os diversos conteúdos curriculares, ao mesmo tempo em que oportuniza a vivência dos estudantes com as práticas reais das comunidades do campo e permitindo que eles articulem conhecimentos teóricos com experiências reais junto das comunidades rurais. Além de configurar um processo de aprendizagem fundamental, esse método pedagógico permite uma aproximação dos estudantes com as famílias dessas comunidades, conhecendo de perto os seus modos de vida, as atividades produtivas e seus territórios. Antes da vivência em campo, a turma passou por uma fase preparatória junto aos professores do semestre, com atividades metodológicas voltadas à construção de um roteiro de pesquisa e aprofundamento teórico. Esse processo foi fundamental para orientar as observações e interações dos estudantes durante a vivência. Durante as vivências os docentes e estudantes de pós-graduação envolvidos acompanharam diariamente as atividades, oferecendo suporte e orientação aos estudantes. Após o retorno, as turmas participaram do processo de sistematização dos dados coletados, com orientações para a elaboração do relatório da vivência, contendo os resultados obtidos sobre a composição das famílias, atividades produtivas, organização social da comunidade, dentre outros. Como etapa final da disciplina, os resultados serão apresentados aos professores da Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES) do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) nos dias 2 e 3 de abril, concluindo o fechamento do ciclo de aprendizado e troca de experiências.


Atividades da Vivência I - Turma BDR 2024

No período de 7 e 14 de fevereiro, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Julia Salheb, juntamente ao apoio de outros docentes do INEAF- Prof. Dr. William Assis e do doutorando André Rocha (PPGAA/INEAF), a turma BDR 2024 realizou a sua primeira Vivência na Comunidade Quilombola Jacarequara, no município de Santa Luzia do Pará. Para viabilizar esta vivência, foram promovidas reuniões prévias de articulação com a comunidade, em parceria com a Associação Quilombola Vida para Sempre Jacarequara (AVPS), que desempenha um papel essencial na organização social local. Durante os sete dias de vivência, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, organizando-se em duplas para uma imersão mais profunda no cotidiano quilombola.

Foto 1: Vivencia I, Turma BDR 2024. Território Quilombola de Jacarequara,
no município de Santa Luzia do Pará, Pará.


Atividades da Vivência II - Turma BDR 2023

No período de 21 e 28 de fevereiro, sob a orientação do Prof. Dr. Daniel Palma Perez Braga, juntamente ao apoio de outros docentes do INEAF – Profa. Dra. Ana Julia Salheb, Profa. Dra. Raquel Santos, Prof. Dr. Thomas Ludewigs – e o pós-graduando Dr. Arthur Brito, a turma BDR 2023 realizou a sua segunda Vivência II no Território Quilombola de Santa Quitéria e Itacoãzinho, no município de Acará, Pará. Para viabilizar esta vivência, foram promovidas reuniões prévias de articulação com a comunidade, em parceria com a Associação dos Moradores e Agricultores Remanescentes de Quilombo das Comunidades Itacoãzinho e Santa Quitéria (AMARQUISI), que desempenha um papel essencial na organização social local. Os estudantes passaram esses dias vivenciando o cotidiano das famílias quilombolas, em duplas, com objetivo de compreender a gestão e o funcionamento do estabelecimento agrícola.

Foto 2: Vivencia II, Turma BDR 2023. Território Quilombola de Santa Quitéria e Itacoãzinho,
no município de Acará, Pará.


Texto: Profa. Dra. Ana Julia Salheb e Prof. Dr. Daniel Palma.

registrado em:
Fim do conteúdo da página