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Turma de Bacharelado em Desenvolvimento Rural realiza troca de conhecimentos sobre Quintais Agroflorestais com pesquisadoras comunitárias do Território Quilombola Vila União, em Salvaterra/Marajó - PA

  • Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 13h30
  • Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 20h17

Autores:
Yngrid Maia Pereira
Adrielly Damasceno Costa
Gabriel de Oliveira Silva 

Entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025, foram realizadas atividades de campo no território Quilombola, localizado na Vila União, Salvaterra - Marajó, PA. O objetivo dessas atividades foi integrar a atuação do projeto “Agroflorestas Quilombolas Resilientes”, coordenado pela profª Monique Medeiros, com as disciplinas ​​P1 - Adaptação, Trajetórias e Planejamento de Sistemas Produtivos (Profª Ana Julia Salheb), ​P2 - Redes Sociotécnicas Locais e Processos de Inovação (Profª Monique Medeiros) e P3 - Gestão e Planos de Manejo (Profº Daniel Braga), do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares. O projeto busca, de forma colaborativa com as famílias da comunidade de Vila União/Campina, descrever e fortalecer seus terreiros/quintais socioprodutivos. O referido projeto é financiado pelo Instituto Interamericano para a Pesquisa sobre Mudança Global (IAI), até maio de 2026, e pela Universidade de Oxford, até setembro de 2026.

A abordagem inter e transdisciplinar foi de fundamental importância para aproximar a interação dos discentes com a realidade sociocultural e produtiva do território Quilombola.

Envolvimento e Parcerias
As atividades envolveram estudantes, professores, pesquisadores da UFPA, pesquisadoras comunitárias e moradores do Quilombo, incluindo a Associação de Mães e Agricultores Remanescentes de Quilombos de Vila União e Campinas (AMARQVUC), o Núcleo de Ação e Resistência Quilombola (NARQ). O grupo de pesquisadoras comunitárias é formado por 11 mulheres que atuam na defesa dos direitos das famílias e no fortalecimento das iniciativas produtivas do território. Elas integram a equipe do projeto de quintais agroflorestais como pesquisadoras, contribuindo para ampliar espaços de troca, fortalecer redes de conhecimento e impulsionar práticas socioprodutivas no território.

Destaques da Programação de Campo
No dia 27, os estudantes participaram de uma roda de apresentação com as moradoras da associação, onde puderam conhecer a história do quilombo, a ancestralidade e trajetórias de vida como forma de fortalecimento da identidade do território.

No dia 28, foi realizada uma roda de diálogo para definição de ferramentas metodológicas de pesquisa de construção coletiva. Na discussão com as mulheres pesquisadoras comunitárias, as demandas como o calendário agrícola e o inventário de quintais agroflorestais foram o foco de interesse para formação participativa, com envolvimento dos estudantes do Bacharelado em Desenvolvimento Rural.

Já no dia 29, a programação seguiu com a prática na construção de um inventário agroflorestal no quintal da Dona Marcília e do senhor Justimiano, moradores antigos da comunidade e que mantém significativa diversidade de espécies de plantas e árvores em seu quintal. No treinamento, as equipes de trabalho foram divididas em 5 grupos constituídos de pelo menos 3 estudantes, mais 1 ou 2 pesquisadoras comunitárias. Cada um dos grupos se organizou para realizar o mapeamento de espécies arbóreas e de plantas, os animais e a estruturas presentes no quintal. O aplicativo Map Marker foi mobilizado para apoiar no georreferenciamento, na delimitação da área do quintal agroflorestal e na localização das espécies inventariadas. Logo após, foram feitas coletas das espécies e procedimentos para prensa do material vegetal para levar ao herbário.

No mesmo dia, foi realizada uma visita à residência do Sr. Mauro, pai de uma das pesquisadoras comunitárias. Inicialmente foi realizada uma roda de apresentação e em seguida houve um momento de conversa, que oportunizou conhecer um pouco mais da história da comunidade e também sobre a trajetória da família. Após esse momento, foi feita uma breve caminhada para conhecer o quintal do Sr. Mauro. Em seguida, o grupo se direcionou a sede da associação, onde foi elaborada de forma coletiva uma primeira versão do roteiro de entrevista que será desenvolvida pelas pesquisadoras comunitárias nos quintais agroflorestais do território.

Encerrando as atividades, no dia 30, os estudantes visitaram o sítio e sistema agroflorestal de seu Ronildo, que já trabalha com SAFs, desde 2004. O momento foi oportuno para vivenciar, junto aos atores sociais da universidade e às pesquisadoras comunitárias presentes, ricas trocas de conhecimentos sobre práticas sustentáveis, manejo e conservação ambiental. Sr. Ronildo tem um sistema diverso e utiliza diferentes técnicas com intuito de adaptar seu sistema diante das necessidades, sejam elas climáticas ou pessoais. Após esse momento, foi realizado o agradecimento à disponibilidade do Sr. Ronildo e de sua família pela recepção e também deixar o agradecimento em nome da turma de Bacharelado em Desenvolvimento Rural da turma de 2021 às mulheres pesquisadoras comunitárias que nos acolheram durante os quatro dias de campo.
A atividade reforça o compromisso do BDR/UFPA com a formação técnica e humana, aproximando os futuros profissionais das realidades rurais e contribuindo para a valorização dos conhecimentos tradicionais em territórios quilombolas.

Figura 1 - Atores sociais: Docentes, Discentes, Moradoras e Pesquisadoras Comunitárias.

Fonte: MEDEIROS, M.., 2025.


Figuras 2; 3; 4 - Apresentação do histórico do Quilombo e da Associação de Mães e Agricultores Remanescentes de Quilombos de Vila União e Campinas (AMARQVUC) e Introdução teórica sobre a construção do inventário agroflorestal.

Fonte: SILVA, G. O., 2025.


Figuras 5; 6; 7 e 8 - Aplicação prática dos procedimentos (mapeamento, medição da área, coleta e prensagem das arbóreas e plantas e armazenamento das plantas não prensadas) para elaboração do inventário agroflorestal no quintal da Dona Marcília e do Sr. Justimiano e sua família.

 

Fonte: SILVA, G. O., 2025.


Figuras 9; 10; 11 - Visita de intercâmbio no sítio do seu Ronildo e acompanhamento das atividades/projetos que o agricultor participa: unidade demonstrativa produtiva de consórcio de abacaxi com açaí e sistemas agroflorestais - Safs.

Fonte: SILVA, G. O., 2025.


Figuras 12 e 13 - Momento dos discentes nas áreas produtivas do consórcio de abacaxi com açaí e sistemas agroflorestais - Safs.

Fonte: SALHEB, A. J., 2025.


Figura 14: Momento final de encerramento das atividades da Viagem de Estudos.

Fonte: MEDEIROS, M.., 2025.

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