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Profor-EXT integra agentes locais de formação dos assentamentos e inicia etapa de diagnóstico

  • Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 19h41
  • Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 20h16

A equipe do Projeto de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (Profor-EXT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) esteve nos assentamentos PA Olho D’Água II em Moju-PA, e PAE Caripetuba em Abaetetuba-PA, respectivamente nos dias 18 e 19 de maio/24, conduzindo as reuniões de integração dos Agentes Locais de Formação (ALFs). Após alinhamento com INCRA, foram apresentadas a estrutura organizacional e operacional do projeto e atividades a serem desenvolvidas nas próximas etapas, discutindo-se as agendas de trabalho com as comunidades. Com objetivo de co-construir os processos de formação, a equipe trabalhou a partir de metodologias participativas para levantar as principais demandas dos territórios, a serem analisadas como eixos estratégicos da execução do projeto. As comunidades puderam sanar suas dúvidas e fizeram avaliações positivas desse momento, demonstrando grande receptividade, interesse e disposição para evoluir em conjunto nessa jornada.

Figura 1. Reunião da Coordenação Profor-EXT, regionais UFPA e UFRA, realizada no INCRA, dia 14/05/24, para alinhamento sobre ações nos territórios/assentamentos.

 

As comunidades indicaram dez jovens que foram envolvidos diretamente à equipe técnica do projeto, como ALFs. Eles participaram da semana de formação preparatória, entre os dias 10 e 15 de junho, no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA) em Belém-PA. De acordo com a coordenação regional do projeto, esse processo de inclusão é fundamental não só para capacitação e valorização desses jovens, mas também é uma oportunidade dialógica riquíssima na troca de saberes diversos entre as comunidades do campo e das florestas e a comunidade acadêmica.

 

Figura 2. Integração dos Agentes Locais de Formação (ALFs) do Assentamento PAE Caripetuba (Abaetetuba-PA) e levantamento participativo de demandas do território.

Figura 3. Integração dos Agentes Locais de Formação (ALFs) do Assentamento PAE Caripetuba (Abaetetuba-PA) e levantamento participativo de demandas do território.

 

Com a chegada dos ALFs, a equipe da UFPA encerrou a primeira etapa do projeto, marcada pelo Curso Básico de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural. Este curso iniciou um processo estruturante da universidade para formação fundamental em ATER com abordagem sistêmica e interdisciplinar, em diversas temáticas pertinentes à agricultura familiar, além de criar mecanismos para aplicação participativa em campo. Ao todo, foram capacitados mais de 20 discentes e recém-egressos do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (FACDES/INEAF), contando com 22 ministrantes, dentre docentes e profissionais da área, em mais de 280 horas (teórico-pratica).

 

No dia 14/07/24, foi realizada uma Roda de Conversa de Encerramento do Curso Básico de Formação em ATER, como um momento de reflexão sobre o andamento do projeto e suas próximas etapas. Estiveram presentes representantes do corpo docente que ministrou o curso, discentes, recém-egressos, da Faculdade de Desenvolvimento Rural, a Direção do INEAF e os parceiros do projeto: Izaquiel Mateus Macedo Gomes, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Elton Garcez, do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e; Dinael Moreira da Silva, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF). Na ocasião, considerou-se a importância do papel da universidade nesse processo de formação e a relevância de que houvesse a expansão das ações dentro e fora da universidade.

 

Figura 4. Roda de Conversa com integrantes/participantes do Profor-EXT UFPA e parceiros (MDA, INCRA e SEAF), para encerramento do Curso Básico de Formação em ATER e reflexão sobre os processos em andamento.

 

A transição de etapas propicia uma nova fase onde as atividades passam a ocorrer de forma mais intensa em campo, com apoio dos ALFs, iniciando a comunicação ampliada com as comunidades. Nessa nova fase, estão sendo levantadas informações a partir do Diagnóstico Rápido Participativo, onde dezenas de famílias têm a oportunidade de dialogar sobre seus sistemas produtivos, condições socioeconômicas e suas principais demandas para melhoria das suas condições de vida e o desenvolvimento rural dos assentamentos. Espera-se ampliar o grau de compreensão do território para promover processos formativos mais condizentes com as realidades, de modo mais assertivo para se concretizar a solução das problemáticas locais.

 

O Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está responsável por executar o Projeto de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural para Assentamentos de Reforma Agrária e contribuições para Agenda 2030 (Profor-EXT) junto ao Programa Nacional liderado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que engloba 16 Instituições de Ensino Superior (IES) pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), via administração financeira da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE).

 

Para mais informações, acessar:

 

Equipe Profor-EXT:

  • COORDENADOR: Daniel Palma Perez Braga
  • SUPERVISOR: Soraya Abreu de Carvalho
  • SUPERVISOR: Thomas Ludewigs
  • RESIDENTE: Ruan Rodrigo de Oliveira Pinheiro
  • ESTAGIÁRIO: Gabriel de Oliveira Silva
  • ESTAGIÁRIA: Sara da Conceição Pinto
  • ESTAGIÁRIA: Taíris Dias Costa
  • ESTAGIÁRIO: Wagner dos Santos Ramos
  • ALF: Aline Araújo Cavalheiro
  • ALF: Maria Edileia Negrão Cordeiro
  • ALF: Rafael Gonçalves e Gonçalves
  • ALF: Rita de Cassia Lobato Gonçalves
  • ALF: Jamily Pinheiro dos Reis
  • ALF: Jesaias Carvalho dos Santos
  • ALF: Joice pereira Lobato
  • ALF: Leonardo Nunes Moraes
  • ALF: João Victor Reis Paixão
  • ALF: Arthur Baia de Sarges

 

Figura 5. Reunião em comunidade do PAE Caripetuba, em Abaetetuba-PA, para apresentação da equipe Profor-EXT, integração dos Agentes Locais de Formação e levantamento de demandas do Assentamento (FACDES/INEAF/UFPA).

Figura 6. Reunião em comunidade do PA Olho d’Água II, em Moju-PA, para apresentação da equipe Profor-EXT, integração dos Agentes Locais de Formação e levantamento de demandas do Assentamento (FACDES/INEAF/UFPA).

Figura 7. PROFOR-EXT Curso Básico de Formação em ATER: Sessão sobre Mercados para Agriculturas Familiares - Prof. Dr. Silvio Kanner (INEAF/UFPA)

Figura 8. PROFOR-EXT Curso Básico de Formação em ATER: Sessão sobre Crédito Rural para Agriculturas Familiares - Prof. Dr. Silvio Kanner (INEAF/UFPA)

Figura 9. PROFOR-EXT Curso Básico de Formação em ATER: Sessão sobre Solos, uma Visão Integradora - Prof. Dr. Paulo Martins (INEAF/UFPA)

Figura 10. PROFOR-EXT Curso Básico de Formação em ATER: Sessão sobre Solos, Vertentes e Topossequência - Prof. Dr. Paulo Martins (INEAF/UFPA)

 

Figura 11. PROFOR-EXT Curso Básico de Formação em ATER: Sessão sobre Saúde do Solo - Prof. Me. Edfranklin Silva (UFPA campus Cametá)

 

Figura 12. PROFOR-EXT Curso Básico de Formação em ATER: Sessão sobre Manejo Florestal Sustentável - Prof. Dr. Daniel Braga (INEAF/UFPA) e Dr. Ademir Ruschel (Embrapa)

Figura 13. PROFOR-EXT Curso Básico de Formação em ATER: Sessão sobre Turismo de Base Comunitária - Profa. Ágila Rodrigues (Bioeconomia/SEMAS)

Figura 14. PROFOR-EXT Curso Básico de Formação em ATER: Sessão sobre A Realidade da ATER -Sr. Nonato Filho (MST)

Figura 15. PROFOR-EXT Curso Básico de Formação em ATER: Sessão sobre Desafios para Extensão Rural no Pará – Raimundo Ribeiro (Emater)

Figura 16. PROFOR-EXT Curso Básico de Formação em ATER: Sessão sobre Restauração Florestal – Prof. Dr. Daniel Braga (INEAF/UFPA)

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